Artigos

Publicações sobre marketing digital, comunicação interativa e comportamento do consumidor.

Artigos recentes

Estes são os últimos artigos publicados em veículos de comunicação de mercado. Para acessar todos os artigos escritos, por favor clique no botão ao final da lista.

Título  
Retratos do futuro: entre uma espécie interplanetária, colapsos ambientais e um futuro distópico Ler
A subversão do real: como o 'punk' moldou universos narrativos Ler
Seres artificiais: a humanização das máquinas e a evolução da construção deste imaginário no cinema Ler
Os “felizcondríacos”, a felicidade como produto (e porque odeio coaches) Ler
Projeções realistas em distopias futuristas Ler
O licenciamento promocional e a apropriação das histórias alheias Ler
Trabalhando o marketing sensorial em ambientes digitais Ler
Ver todos os artigos

 

Artigos científicos/acadêmicos

Artigos publicados em periódicos ou congressos científicos, Projetos de Pesquisa e Preprints.

Título  
Interfaces antropomórficas / antropomorfizadas e o novo perigo da manipulação empática
(Simpósio ABCiber 2025)
em breve
Logos Humano versus Pathos Maquínico: A Inversão das Semiosferas dos Humanos e das Máquinas em Westworld.
(Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - Comunicon 2025)
Ler
A Antropomorfização, o antropomorfismo e a empatia artificial como moduladores da aceitação e riscos na interação humano-máquina
(Leitura Flutuante - Revista do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise) | ISSN
Ler
Relações entre Estruturas Narrativas e a Modulação de Emoções no Storytelling
(Intercom Sudeste)
Ler
Licenciamento de Marcas: Teorização da prática
(II Conacom)
Ler
A performance do Eu mercantilizado na estética de O Golpista do Tinder
(Intercom) | ISSN
Ler
Artificial accomplices: How trust and complicity are built from the humanization of artificial beings | DOI Ler
O Impacto Psicossocial da Internet e as Expectativas do Consumidor (dito) Digital
(Congresso Internacional Comunicação e Consumo - COMUNICOM)
Ler
Paralelos entre conceitos modernistas e a dinâmica memética das redes sociais digitais
(Leitura Flutuante - Revista do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise) | ISBN: 2175-7291
Ler
The impact of brand trust and technology readiness on the willingness to use autonomous cars in Brazil
(International Journal of Business Strategy and Automation - IJBSA | DOI
Ler
Narrativas Transmídia: Integração entre mundo virtual e produtos de consumo
(Congresso LatinoAmericano de Varejo e Consumo - CLAV 2019)
Ler
The Role of Industry 4.0 in Promoting Sustainable Practices: A Theoretical Analysis
(SDGs Studies Review) | DOI
Ler
O Impacto da Confiança na Marca e do Technology Readiness Index (TRI 2.0) na Disposição de Uso de Carros Autônomos
(dissertação)
Ler
Price management on global digital subscription services using freemium business model
(Handbook of Research on Business Models in Modern Competitive Scenarios | DOI
Ler
Exemplo de uso de Sistemas de Inteligência Geográfica (GIS): Proposta de expansão do serviço de car-on-demand Turbi na cidade de São Paulo
(EMPRAD FEA-USP) | ISSN: 2448-3087
Ler
Análise dos certificados de eficiência energética na União Européia (ENERG) e Brasil (PROCEL) para produtos eletroeletrônicos
(Congresso LatinoAmericano de Varejo e Consumo - CLAV 2018)
Ler
Sustentabilidade 4.0 (Journal of Urban Technology and Sustainability |
DOI
Ler
Gestão de preço em serviços digitais globais que usam modelo de negócios freemium
(Congresso LatinoAmericano de Varejo e Consumo - CLAV 2018)
Ler
Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais: Estudo de Caso Banco Neon e Neon Pagamentos
(ENANPAD) | ISSN: 2177-2576
Ler
“Não, Seu Carro Não Vai Ganhar Vida”: Reflexões Sobre a Influência Midiática e da Indústria do Entretenimento no Imaginário Popular sobre Inteligência Artificial e Carros Autônomos
(INTERCOM) | ISSN: 2175-4683
Ler
Autonomous cars, from "ownership" to "usage": how autonomous vehicles might corrupt automotive industry's business model
(GERPISA)
Ler
Exemplos de uso de Big Data e Sistemas de Informação Geográfica (GIS) em serviços públicos e privados
(Congresso ADM2018)
Ler
Estudo de Caso “Operação Serenata de Amor”: a análise de Big Data no combate à festa dos gastos públicos
(ALAIC)
Ler
Os personagens de Histórias em Quadrinhos e o consumo de tatuagens
(Revista Interin) | DOI
Ler
A imprevisibilidade aceitável na direção autônoma: porque a ausência de respostas éticas não deve impedir a adoção de carros autônomos
(X Congresso Administração, Sociedade e Inovação - CASI) | DOI
Ler
Ver publicações científicas