Livros

Publicações, projetos e co-autoria

Livros

Livros publicados - físicos e digitais - sobre diversos aspectos do comportamento humano (e do consumidor) em ambientes digitais. Veja abaixo como ler uma amostra de cada título ou adquirir a versão completa. Os títulos indicados como "Amazon Kindle" podem ser lidos em qualquer dispositivo que tenha instalado o aplicativo / app da Kindle, como iPhones e iPads; não é necessário ter o aparelho Kindle para ler o conteúdo.


Plataformas Digitais

Desenvolvido como material didático da disciplina "Plataformas Digitais e Tecnologia" do MBA em "Gestão de Comunicação nas Mídias Digitais" na ESPM São Paulo, este livro traz uma visão geral sobre o conceito e estratégias de plataformas digitais a serem utilizadas por profissionais de gestão de comunicação e negócios digitais. (2ª edição, 2017)
ISBN: 978-85-922331-0-5

Índice
  • Impacto da Tecnologia nos Negócios
  • Plataformas Digitais como ambientes receptivos de marca
  • Plataformas Digitas Transacionais
  • Plataformas Digitais de Gestão de Negócios
Amostra Compre online
Ler

eCommerce: Conceitos, processos, gestão e monetização

Desenvolvido como material didático da disciplina "eCommerce" do curso de pós-graduação em "Comunicação e Design Digital" da ESPM São Paulo, este livro apresenta conceitos básicos e processos gerenciais relacionados a operações de comércio eletrônico (1ª edição, 2018).
ISBN: 978-85-922331-2-9

Índice
  • Apresentando o e-commerce, suas características e peculiaridades
  • Gerência de vendas multicanal
  • Macroprocessos em operações de e-commerce
  • Plataformas Digitais Transacionais
  • Modelos de Monetização Digital
Amostra Compre online
Ler

Brincando de deus

Lançado em 2016, apresenta conceitos básicos para criação de mundos virtuais e ambientes de imersão digitais (MMORPGs, games, realidade virtual), através de técnicas de storytelling, gestão de perfis de usuários/jogadores e elementos que induzam a uma percepção de realidade alternativa.
ISBN: 978-85-66293-37-1

Índice
  • Os sentidos humanos na definição de realidade
  • Elementos da realidade alternativa
  • Personagens e coadjuvantes
  • Sistema financeiro
  • Narrativas transmidiáticas
Amostra Compre online
Ler

Appaixonados: Relacionamentos amorosos em um mundo conectado

Previsto para 2018, Appaixonados explora a evolução dos relacionamentos humanos e trata das alterações de valores causadas pela tecnologia e pelas ferramentas de 'matchmaking' (como Tinder, Happn, OK Cupid, etc).

Índice
  • A evolução humana e seus relacionamentos
  • Do que se entende como amor
  • O impacto das redes sociais digitais nos relacionamentos amorosos
  • As ferramentas de relacionamento online e suas mecânicas de recompensa
  • O uso da gamificação como estímulo de uso
  • Histórias que as pessoas contam
Amostra Compre online
Ler
Em breve


Handbook of Research on Business Models in Modern Competitive scenarios

Previsto para Dezembro de 2018, este livro é publicado pela IGI Global e compila 26 artigos sobre modelos de negócios inovadores.

Houve colaboração com o desenvolvimento do capítulo "Price management on global digital subscription services using freemium business model" que traz duas contribuições principais: a primeira é uma revisitação do ciclo de vida do consumidor digital de Sterne e Cutler (2000) ao incluir movimentações ascendentes (levelling up) e descendentes (levelling down) em serviços freemium com mais de um nível pago.

O capítulo também apresenta proposta para equilibrar preço cobrado e benefícios oferecidos em serviços freemium em função de como os usuários pagos se distribuem ao longo das opções pagas, em uma curva normal, assimétrica positiva ou assimétrica negativa.
ISBN: 978-15-22572-65-7 // DOI: 10.4018/978-1-5225-7265-7

Amostra Compre online
N/D

Influenciando Influenciadores

Em produção; abordará estratégias para trabalhar com influenciadores sociais, entendendo as mudanças na gestão das marcas e da quebra da hierarquia refletida na relação consumidor - empresa em um mundo conectado.

Índice
  • Da rede galáxica às mídias sociais
  • O que é "influência"?
  • Alcance, afinidade e credibilidade
  • Potencial viral orgânico
  • Apropriação dos meios sociais pela publicidade
  • Modelo para classificação de embaixadores de marca
Amostra Compre online
Ler
N/D

Naked Marketing - A Journey to the Future of Marketing

Este é o segundo livro de J. Christian Andersen, fundador e CEO da Relationwise, plataforma dinamarquesa de monitoramento de influenciadores online.

Christian viajou ao Brasil para entender como o banimento dos outdoors de São Paulo foram mais um capítulo das mudanças na maneira de se fazer publicidade e, para isso, convidou alguns profissionais do mercado para exporem seus pontos de vista a respeito do futuro do marketing.

O capítulo 2 - Transparency Makes the Façade an Illusion - apresenta toda nossa conversa sobre como as marcas/empresas devem despir-se de suas máscaras publicitárias e focar seus esforços em efetivamente serem aquilo que querem comunicar.

Abaixo, algumas citações:

We should not take the worst of offline advertising and try to apply it online. Instead, both online and offline should use the best forms of non-interruptive marketing.
The mission/vision concept is really strong, but it has lost its real value. It has turned into a plague at the president's office. They are just words. It was strong once, and then when you put that in a beautiful frame, it does not represent what they are and it does not guide their decisions.
In our digitally connected world, consumers talk to each other; consequently brands are increasingly exposed and cannot realy on advertising to hide their failures or enhance or prove their benefits. They need to be more real and communicate what they are, and they need to be what they're communicating
Humanising means merely dropping the mask of the brands, of the companies. So humanising is something that is naturally tied to the exposition we are facing nowadays. As an analogy, in the past, when people used to go to a restaurant, they'd sit at the table and eat their food. The kitchen was hidden. Now the Kitchen is in the middle of the restaurant.

Download gratuito